Campinas registra indicadores melhores na pandemia

Foto: Danilo Braga

A prefeitura de Campinas divulgou nesta terça-feira números que apontam para a melhora da fase aguda da pandemia no município. De todo modo, as autoridades de saúde alertam que a situação segue preocupante e que os hospitais continuam com dificuldade em atender a população. Prova disso é que há hoje 65 pacientes em espera por leitos de UTI no município.

A prefeitura apresentou um comparativo entre a semana passada e os sete dias anteriores, demonstrando uma melhora nos indicadores. Os atendimentos dos quadros gripais, por exemplo, passaram de quase 12 mil para 7,8 mil nas unidades de saúde do município. Os óbitos também tiveram uma redução importante, passando de 169 ocorrências para 123.

Outro dado que chamou a atenção, se refere às internações. No SUS municipal, os internados passaram de 182 para 146. Já na rede particular, o indicador ficou estável no período indo de 234 para 235 internações. A diretora do departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, explicou que no caso do sistema privado, há um registro alto de pessoas internadas que moram em outras cidades. “O privado tem uma internação quase equivalente. Muitos casos não são de residentes de Campinas. Muitos casos, tanto da Unicamp quanto da rede privada são de moradores de fora da cidade de Campinas”, afirma.

Drive thru e take away

Ainda na coletiva desta terça-feira, a prefeitura de Campinas informou que publica no diário oficial de amanhã duas alterações no decreto da fase emergencial, relacionadas ao comércio. O sistema de drive thru, que até então era restrito aos serviços de alimentação, passa a ser autorizado para qualquer atividade comercial.

Em relação aos bares e restaurantes, a prefeitura também vai autorizar a retirada na porta dos estabelecimentos, serviço conhecido como take away. O secretário de justiça de Campinas, Peter Panuto, explica que os estabelecimentos têm que se adaptar, uma vez que não será permitida a entrada do cliente nos locais. “O decreto estadual veda a retirada no ambiente interno, então cada estabelecimento vai ter que se organizar. Então é proibido a entrega internamente no estabelecimento”, explicou.

Vacina

Em relação à vacinação, a prefeitura de Campinas informou que fez uma cobertura em 120% das pessoas com mais de 85 anos. Isso significa que todo as pessoas dessa faixa etária e mais uma parcela significativa de moradores de outras cidades foram vacinados no município.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ipem faz acordo com ANP e reforça fiscalização de combustíveis em São Paulo

Casal de Campinas testemunha roubo histórico ao Louvre, em Paris

Homem que atropelou e matou a ex em Campinas se entrega à Polícia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.