Ouça ao vivo

Consórcio entrega estudo para relicitação de Viracopos

Foto: Danilo Braga

O Governo Federal recebeu o estudo de viabilidade da nova licitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O documento foi protocolado pelo Grupo de Consultores em Aeroportos, formado por diversas empresas. A expectativa da União é lançar o edital no fim do ano para um leilão no primeiro trimestre do ano que vem. 

Segundo o Ministério da Infraestrutura, esse grupo foi o único consórcio a entregar um estudo de viabilidade para relicitação do terminal. Vale lembrar que o GCA também fez os estudos da sexta rodada a licitação dos 22 aeroportos do Brasil, leiloados no dia 7 de abril. 

Entregue nesta segunda-feira, último dia do prazo, a documentação será avaliada e, em caso de aprovação, será encaminhada à Agência Nacional de Aviação Civil. 

O Governo informou não haver prazo definido para análise do estudo, mas espera que os documentos sejam encaminhados para a Anac em junho. 

Inicialmente, o Ministério da Infraestrutura projetava realizar a concorrência ainda em 2021. Mas houve atrasos na entrega dos estudos e burocracias no processo e isso forçou a União a estipular nova data, para o primeiro semestre de 2022. 

Através de nota, a Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do terminal, informou que cumpriu todas as regras para a relicitação e se apega a uma medida extrajudicial independente para definir regras sobre quem pagará indenizações pelos investimentos realizados, além de descumprimento de contrato. O vínculo de concessão tinha duração de 30 anos, e foi assinado em 2012. 

A relicitação é a solução para a crise econômica da concessionária, que gerou dívida de mais de R$ 2 bilhões. O empreendimento é o primeiro do Brasil a devolver a concessão. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.