Ao contrário do que prevê o Plano São Paulo, a Prefeitura de Amparo permitiu que academias e salões de beleza recebam clientes. O decreto autoriza que os salões tenham um cliente por vez e que as academias funcionem com no máximo 25% da capacidade.
O secretário municipal de Governo, João Campos, ligou a liberação das academias à situação de pacientes que têm prescrição médica. Já sobre os estabelecimentos de beleza e estética, o argumento oficial é que a administração pública não possui capacidade para fiscalizar.
Válido a partir desta semana, o decreto municipal contraria as regras da fase vermelha, já que o estado só libera academias e salões na fase laranja. Amparo tem atualmente 135% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva e 180% nos leitos de enfermaria na Santa Casa Anna Cintra.
No último dia 11, o outro hospital da cidade, o Beneficência Portuguesa, registrava 90% das vagas de UTI e 110% de enfermaria em uso. O município soma 117 mortes por covid-19 desde o início da pandemia e teve que abrir um hospital de campanha por conta da situação.