Ouça ao vivo

Frente de prefeitos vê ‘cortina de fumaça’ com ampliação de CPI

Foto: Reprodução/TV Senado

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette, afirmou em uma audiência no Senado Federal, nesta segunda-feira, que a entidade não vê problemas e nem tem preocupação com a possibilidade de estados e municípios serem incluídos no escopo das investigações da CPI da Covid.

Jonas participou de uma reunião da comissão do Senado que acompanha as ações contra a pandemia.

Na semana passada, o ministro Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI, que desde janeiro tem assinaturas para ser instalada.

O governo tentava, até então com sucesso, barrar a CPI. Agora, com a decisão de Barroso, o Palácio do Planalto quer incluir ações de estados e municípios nas investigações.

Jonas Donizette ressaltou que o Senado pode analisar verbas federais que são repassadas a estados e municípios, mas ponderou que as câmaras municipais e as assembleias legislativas também podem fazer esse trabalho.

“Achamos que isso seria uma cortina de fumaça também para criar um escopo enorme e não ter um foco naquilo que nós precisamos ter, que é o desempenho federal na pandemia”, disse Jonas Donizette.

Aúdio de Bolsonaro vazado

Neste domingo, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou o áudio de uma conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro. Nela, Bolsonaro reclama que a CPI da Covid só vai investigar o governo federal, e não governadores e prefeitos. E diz temer que o relatório da comissão seja – nas palavras de Bolsonaro – “sacana”.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.