Ouça ao vivo

Hortolândia defende Organização Social na saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia não vê problemas com a contratação da OS (Organização Social) AMG (Associação Metropolitana de Gestão) para gerir a saúde pública municipal.

Desde meados de abril de 2020, Hortolândia administra a Saúde por meio da Organização. Ela foi contratada depois de problemas financeiros com uma outra OS. A AMG é responsável pela gestão de toda a Rede de Urgência e Emergência do Município de Hortolândia, o que compreende o Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas e seus Prontos Atendimentos Infantil e Adulto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), e o SAMU. O contrato é de R$ 40 milhões. 

O Secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César (Cafú), disse que o contrato foi firmado através de um chamamento de emergência válido por seis meses, podendo ser renovado por mais seis. Prestes a ser encerrado, ele comentou que um novo chamamento deve ser feito, mas ressaltou que não vê problemas com a OS.

Cafú também ressaltou que os problemas envolvendo a Organização Social teriam sido causados pela subcontratação de outras empresas pela AMG, mas que esta, tem todos os documentos necessários para atuar no segmento cadastrado na prefeitura.

O Secretário de Governo defendeu o Secretário de Saúde, Dênis Crupe alegando que a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na prefeitura e que trata-se de documentos relativos ao contrato com a AMG, para investigar a OS .

A “Operação Contágio” cumpriu cinco mandados de prisão e 37 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Estado de São Paulo, além de Hortolândia, os mandados foram cumpridos em Embu das Artes e Itapecerica da Serra, ambas com contrato com a OS AMG.

As investigações tiveram origem após a CGU (Controladoria Geral da União) ter identificado que uma OS (Organização Social) sem capacidade técnica foi contratada por esses municípios com indícios de fraude e direcionamento para prestação de serviços de saúde.

A AMG (Associação Metropolitana de Gestão) foi procurada mas até o momento não retornou.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.