Ouça ao vivo

Maternidade precisa de doações de leite materno

Foto: Divulgação -Maternidade de Campinas

O estoque de leite materno da Maternidade de Campinas está abaixo do necessário para atender os 62 leitos de UTI e da Unidade de Cuidados Intermediários  Neonatal. O estoque atual é de 139 litros. Mas, é preciso pelo  menos 200 litros para o atendimento dos recém-nascidos que precisam de cuidados especiais, de acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital, Giovana Batista de Souza.

Com a chegada do Outono, a baixa no abastecimento causa ainda mais preocupação.  O clima seco desta época contribui para aumentar a frequência dos casos de infecções virais respiratórias que são mais graves em bebês, considerando que eles ainda não têm todas as defesas do organismo desenvolvidas. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

As doadoras não precisam ir ao hospital para a coleta, pois os frascos de leite são retirados nas residências. Elas só precisam ir até a Maternidade de Campinas uma única vez para realizar o exame de sangue, necessário para a verificação de sorologias.

Depois, o próprio hospital faz a retirada dos frascos nas casas das doadoras.

Em razão da pandemia a maternidade tem redobrado os cuidados no banco de leite. As doadoras estão sendo orientadas a reforçarem a higienização, a usarem as toucas e máscaras fornecidas semanalmente pela maternidade e a não coletarem o leite caso tenham qualquer sintoma de gripe, resfriado ou mesmo tosse.

Todo o leite coletado passa por rigorosos processos de pasteurização e análise da qualidade antes de servir como alimento para os bebês.

Para ser uma doadora é preciso entrar em contato com a Maternidade pelo telefone: (19) 3306-6039.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.