Mulheres são apenas 23% dos profissionais de TI na região

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Crédito: iStockPhoto

Segundo um estudo da ONU Mulheres, no Brasil apenas 17% dos profissionais da área de desenvolvimento em Tecnologia da Informação são do sexo feminino. Na região de Campinas, esse percentual é um pouco maior, de 23%, de acordo com um levantamento realizado em Outubro de 2020, por uma empresa de consultoria em Recursos Humanos (RH). Mesmo assim, o número ainda indica uma participação muito pequena.

De acordo com Dayana Morais, responsável especialista na área de Diversidade e Inclusão, o processo cultural de Educação das meninas, que impõem barreiras para as áreas das exatas, acaba por afastas as mulheres deste campo. Segundo Dayana, hoje, a maioria dos profissionais é do sexo masculino e pertencem à raça branca.

Para Carolina Morita, que também atua na área de diversidade, em razão deste direcionamento na formação inicial entre meninos e meninas na infância, mesmo as mulheres que conseguem se formar na área da tecnologia têm dificuldades em atuar profissionalmente.

Para aumentar a participação de mulheres na área da tecnologia, um programa que oferece cursos gratuitos nas áreas de linguagens, desenvolvimento e programação,  está com as inscrições abertas até o dia 09 de maio. Ao final do “Women Can Code”, as candidatas que se destacarem poderão ser contratadas para trabalhar nas empresas patrocinadoras.

A iniciativa, criada em 2019, já auxiliou na formação de 350 mulheres e contou com participação de 30 empresas da região. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 19 3252-6030.

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

83 bairros de Sumaré podem ficar sem água

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento básico em Sumaré realiza uma manutenção preventiva na rede nesta terça-feira.  Em função disso, 83 bairros das regiões