Ouça ao vivo

PT repudia ataque de Zé Carlos à bancada legislativa

Foto: Divulgação/Câmara Campinas

O PT Campinas repudiou as palavras do Presidente da Câmara de Campinas, Zé Carlos, as quais ofendem filiados e vereadores do partido. Em uma nota divulgada nesta sexta-feira, o PT cita a quebra de decoro por parte do vereador e exige uma retratação pública com os mais de 8 mil filiados ao partido na cidade. 

Além disso, a Comissão Executiva Municipal do PT orienta a bancada a buscar as medidas cabíveis dentro do Regimento da Casa.

Nesta quinta-feira, a Câmara promoveu um debate público para abordar a questão do “acolhimento inicial” ou “tratamento precoce” para os pacientes com a covid-19. A organização foi do presidente do legislativo, Zé Carlos (PSB). O fato foi que apenas médicos favoráveis ao tratamento participaram do evento, além do convidado especial, o Prefeito de Chapecó,  em Santa Catarina, João Rodrigues, do PSD, entusiasta do método.

Depois do evento, começou a circular pelas redes sociais um áudio, atribuído ao vereador Zé Carlos. Na fala em resposta a um parlamentar, Zé Carlos defende a realização do debate e aproveita para xingar colegas do PT e ofende a imprensa.

As declarações ocorrem na mesma semana em que entrou em vigor o Código de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Campinas.

No artigo 5º fica garantida a impossibilidade de responsabilização do vereador por suas opiniões, palavras e votos proferidos em Plenário, salvo em ofensa aos deveres descritos no artigo 6º.

O artigo 6º cita que, no exercício do mandato parlamentar, para a manutenção do decoro e da dignidade da Câmara Municipal, o vereador deve, dentre o 14 incisos, respeitar a imagem e contribuir para o bom conceito público da Câmara e de seus membros; exercer suas atividades com zelo, urbanidade e respeito e exercer as atividades parlamentares com decência no agir, no vestir e no falar.

Já o artigo 7º do Código de Ética Parlamentar da Câmara prevê as sanções éticas que podem ser aplicadas. As penalidades podem ser desde uma representação parlamentar à Corregedoria da Casa até um pedido de cassação.

Depois da divulgação do áudio, com as ofensas e xingamentos, o presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos, disse lamentar muito esse episódio e pediu desculpa pelo ocorrido. Ele disse ainda que a frase supracitada foi captada de forma descontextualizada e num momento caloroso de uma discussão política informal, que necessariamente não reflete a opinião da Presidência da Câmara de Campinas. Por fim, ele disse que se retratava, mais uma vez, pela manifestação inoportuna e sem a intenção de ferir qualquer partido e a imprensa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.