Ouça ao vivo

Taxa de transmissão da covid-19 está alta em Campinas

Foto: Reprodução/Site Observatorio Covid-19

A taxa de transmissão da covid-19 está em alta em Campinas. Depois de uma sequência de queda iniciada em 7 de março, quando estava em 1.19, chegando até 0.78 no dia 28 do mesmo mês, ela manteve uma pequena estabilidade mas, desde 11 de abril apresenta uma tendência de alta. Neste dia, a taxa ficou em 0.87, subindo para 1.01 no último dia 18.

O índice mais alto foi registrado em Campinas no dia 29 de março de 2020 com uma taxa de 1.52.

Os números são do Observatório Covid-19, utilizado pela Prefeitura de Campinas no que diz respeito ao monitoramento da doença e definição das ações a serem tomadas.

O Re, como é chamado, Número Reprodutivo Efetivo é a média de pessoas contaminadas por um infectado. Valores maiores que 1 indicam que o número de novos casos de covid-19 está aumentando, próximo de um indicam que a cada semana há um número constante de casos e apenas valores abaixo de um, por vários dias, indica seguramente tendência de redução no número de casos. 

O Observatório trabalha com dados semanais e com uma faixa de confiança. Atualmente, em 1.01, as margens ficam entre 0.78 e 1.3. Isso significa que cada 100 infectados podem contaminar desde 78 pessoas, o que mostraria uma queda, quanto outras 130, significando alta no contágio.Esse intervalo tem 95% de chance de incluir o valor real do Re.

O Número Reprodutivo Efetivo está diretamente relacionado ao número de pessoas circulantes em uma região e o contato entre elas. À medida que o isolamento cai, a tendência é que o Re aumente.

A previsão é que um novo índice da taxa seja divulgado em 25 de abril.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.