Ouça ao vivo

Tom Zé toma posse como novo reitor da Unicamp

Foto: Reprodução/YouTube Unicamp

O professor Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, tomou posse como reitor da Universidade Estadual de Campinas nesta segunda-feira, 19. Ele substituiu o professor Marcelo Knobel e ficará à frente da instituição de ensino pelos próximos quatro anos. Tom Zé venceu a consulta interna junto á comunidade universitária e foi referendado pelo Conselho Universitário, como o primeiro da lista tríplice enviada para a escolha do governador João Doria.

A cerimônia de posse do novo reitor foi virtual e teve a participação de autoridades do estado, como a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, que representou o governador, e do município, como o prefeito Dário Saadi.

Em seu discurso de posse, Tom Zé enalteceu a gestão de seu antecessor, Marcelo Knobel, pela busca do equilíbrio financeiro e pelo trabalho de inclusão desenvolvido ao longo dos últimos anos. Ele disse que um de seus desafios será a busca pela valorização de funcionários, pesquisadores e docentes da universidade. “Uma universidade que una a boa qualidade do ensino e pesquisa à inclusão e à aproximação das necessidades da sociedade, exige docentes, pesquisadores e funcionários motivados e participativos. Garantir a sua participação ativa na realização de nossas metas requer diálogos e valorização das carreiras. Valorizar nossos profissionais, sem esquecer as restrições orçamentárias é nosso desafio”, afirmou.

O agora ex-reitor, Marcelo Knobel, comemorou o desempenho da sua gestão, que buscou o equilíbrio econômico desde o primeiro dia. Ele disse que muito foi feito e que só não alcançou o desejado momento de retomada por causa da crise econômica no Brasil, que foi potencializada pela pandemia. “Se não fosse o caos econômico associado à pandemia, já teríamos alcançado completamente o equilíbrio financeiro e estaríamos vivendo um momento de retomada muito forte, de contratações e promoções por mérito. Além da retomada de reformas e construções”, afirma.

Tom Zé possui graduação e mestrado em Engenharia de Alimentos, pela Unicamp, e é doutor em Engenharia de Processos Térmicos e em Ciências Econômicas, e é professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, onde é docente desde 1987. O professor foi coordenador de pós-graduação entre 2011 e 2014 e diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos entre 2014 e 2018.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.