Ouça ao vivo

Três cidades da região estão entre as menos violentas

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara D'Oeste

Apenas três cidades da região de campinas: Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Nova Odessa, aparecem entre os dez municípios brasileiros que têm menor índice de exposição à violência. Santa Bárbara é a primeira da lista, Piracicaba vem em segundo e Nova Odessa na nona posição.

Entre as piores, monte mor é a cidade da região que ocupa o pior lugar, está na casa 107 do ranking que é elaborado pelo Instituto Sou da Paz que mede o índice de exposição aos crimes violentos nas cidades do estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.

Campinas está na posição 99 da tabela. Segundo o instituto, o índice geral do Estado caiu de 26,7 para 23,5, no ano passado, uma redução de 12% em relação a 2019.

Para fazer o cálculo o Sou da Paz leva em consideração três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio como roubo e roubo de veículo.

De acordo com a entidade, a pandemia de 2020 influenciou na redução da violência contra o patrimônio, por conta da redução da circulação de pessoas, e nos crimes sexuais, já que a maioria destes casos acontecem dentro casa e o isolamento social dificulta a denúncia pelas vítimas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.