Unicamp bate recorde em inovação e tecnologia

Foto: Site Inova Unicamp

Embora a pandemia de Covid 19 tenha atrapalhado o desenvolvimento de pesquisas em laboratórios e obrigado a adequação do setor ao trabalho remoto, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou o ano de 2020 com 48 novos contratos de licenciamento para exploração de propriedade intelectual assinados com empresas, atingindo a marca de 170 licenças vigentes. O número é o maior registrado pela Universidade em 20 anos, desde 2001 quando o levantamento começou a ser feito.

Para o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, a crise obrigou muitos setores a buscarem novas saídas e alternativas para os desafios que surgiram, especialmente nas áreas médicas e de saúde.

O software que gera inventários padronizados de equipamentos médico-hospitalares foi licenciado de uma só vez e sem custos para 33 hospitais federais e duas empresas públicas de saúde.

No que se refere à propriedade intelectual, a Unicamp também superou a série histórica com a concessão de 106 novas patentes, sendo 101 delas no Brasil. O número representa um aumento de 42% em relação a 2018, segundo melhor ano em depósitos concedidos. Ao longo de 2020, outras 64 patentes foram depositadas e mais 110 comunicações de invenções foram recebidas pela Agência de Inovação. Com isso, a Universidade Estadual de Campinas atingiu um portfólio de 1212 patentes.

Para o diretor, os resultados são importantes para valorizar a área da Ciência, Inovação e Tecnologia, que sofreu com sucessivos cortes de orçamentos em 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Vigilantes são presos após manterem homem em cárcere em Americana

Quatro vigilantes foram detidos pela Polícia Civil após manterem um homem de 27 anos preso em uma cela improvisada, na região da linha férrea sob o viaduto da Avenida da Amizade, em Americana, na tarde desta segunda-feira (16). Eles integram uma empresa terceirizada responsável pela segurança da linha férrea, contratada pela concessionária Rumo Logística.  

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.