Uma das vacinas brasileiras contra a covid-19 anunciadas pelo Governo Federal, a Versamune, deverá estar disponível para uso na população no começo do ano que vem. A informação é da farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do imunizante. O estudo é conduzido pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em parceria com as empresas Farmacore e PDS Biotecnologia.
Monitorado pelo Ministério da Saúde, o projeto foi protocolado junto à Anvisa para a realização de estudo das fases 1 e 2. O plano terá apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para realização de testes em 360 voluntários. A CEO da Farmacore, Helena Faccioli Lopes, explica que os testes com o imunizante devem ser feitos, em todas as suas fases, ao longo deste ano.
Segundo ela, a ideia é já ter a conclusão no final do ano, para ter a permissão da Anvisa para uso emergencial já no começo de 2022. “Nossa expectativa é começar os testes ainda neste semestre. Já estamos organizando a logística no ensaio clínico, que é complicada de recrutamento seleção e preparação dos centros e do material para o teste. O teste fase 1/2 leva de três a quatro meses. Depois nós podemos começar a fase três, que deve durar de seis a nove meses, dependendo da velocidade de recrutamento. Então até o final do ano, nós já vamos ter dados suficientes para poder apresentar na Anvisa e solicitar o uso emergencial da vacina para o começo do próximo ano”, explica.
Os resultados dos estudos não clínicos obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade da Versamune no controle da covid-19.