Ouça ao vivo

25 mil pessoas da região não retornaram para segunda dose

Foto: Divulgação Prefeitura de Sumaré

24.338 pessoas da regional de saúde de Campinas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 não retornaram para a segunda dose, segundo informações do Plano Estadual de Imunização do governo paulista. Isso significa que essa parcela da população não está vacina e pode desenvolver quadros graves da doença. Hoje, são três imunizantes utilizados no estado de São Paulo: a CoronaVac, a AstraZeneca e a Pfizer. Todas elas, para garantir a imunização completa, necessitam da aplicação de duas doses.

O grupo de pessoas que não retornou para completar o ciclo vacinal se refere apenas aos imunizados com a CoronaVac e a AstraZeneca, uma vez que as doses da Pfizer foram distribuídas recentemente no estado, não dando o tempo necessário para a aplicação da segunda dose. Das quase 25 mil pessoas na regional de Campinas que não retornaram para a segunda dose, 5.590 receberam a vacina de Oxford e cerca de 19 mil tomaram a vacina desenvolvida pelo Butantan. A coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, faz um apelo para que a população fique atenta e cumpra com o calendário vacinal. Ela ressalta que as pessoas que receberam a primeira dose e deixaram de tomar a segunda não estão imunizadas. “E aqui eu vou fazer novamente um apelo: quando a gente fala da primeira e da segunda dose e da necessidade de se tomar a segunda dose, todos aqueles que não foram a uma unidade básica procurar uma segunda dose, não estão imunizados. Precisamos que as pessoas se imunizem”, afirmou.

No estado, são pouco mais de 400 mil pessoas que não retornaram para a segunda dose. Nas regionais próximas à Campinas, os números também são expressivos. Na área de Piracicaba, são 11.446 pessoas que deixaram de tomar a segunda dose da vacina e na regional de Sorocaba o número ultrapassa as 30 mil ocorrências.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.