Ouça ao vivo

Acidentes por uso de celular sobem a cada ano

Foto: Danilo Braga

O uso do celular ao volante foi responsável por 7,5% de todas as multas de trânsito nas vias do Estado de São Paulo. O levantamento do Detran, com números de 2017 e 2020, demonstra que o crescimento nesse período foi contínuo. Em 2017, esse tipo de infração representava 3,4% do total, Em 2018, 4,4%, em 2019 e 4,9%,

Em 2017 foram 65 mil multas por uso de celular ao volante. Em 2018, 75 mil, em 2019, 69 mil e em 2020, 66 mil. Além de gerar multa aos motoristas, usar o celular enquanto dirige, aumenta em 400% o risco de acidentes, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

O piloto de testes, consultor automotivo e colunista da CBN Campinas, Cesar Urnhani, explica que o uso do celular prejudica a concentração do principal sentido ao dirigir, que é a visão.

De acordo com Cesar Urnhani, uma prova de que o uso do celular ao dirigir tem se tornado um dos grandes causadores de acidentes é o aumento das colisões traseiras. João Carlos dirige há 40 anos e hoje é motorista profissional. Ele observa na prática que esse tipo de infração tem aumentado nas ruas.

A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH. A multa pode ficar ainda mais alta se for combinada com a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, com valor de R$ 130,16 e mais cinco pontos na carteira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.