Ouça ao vivo

Campanha alerta para violência contra crianças em Campinas

Foto: Reprodução/CBN Campinas

Campinas registrou entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano 305 casos de violência sexual contra crianças, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Em média, acontece uma ocorrência a cada 29 horas na cidade.

Para tentar conter esse crime, a campanha Maio Laranja é realizada anualmente. Em 2021, a Prefeitura de Campinas lançou um site com informações e orientações para que essa violência seja denunciada.

A secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, afirma que a ferramenta pode ajudar a diminuir os índices no município.

Durante a pandemia da covid-19, as crianças têm ficado mais tempo em casa por causa das escolas fechadas ou com restrição. A secretária alerta para o aumento dos casos de violência neste período sem a orientação dos profissionais de educação.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como e quando acionar o Conselho Tutelar ao tomarem conhecimento de casos de abusos contra crianças, como o do menino encontrado acorrentado no jardim Itatiaia, em fevereiro. Vandecleya Moro diz que a sociedade não pode ter medo de denunciar, principalmente por achar que a criança será retirada da família de imediato.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, as meninas de até 12 anos são as mais abusadas sexualmente, a maioria das vezes por um familiar. O número de telefone para denúncia é o 100.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.