Ouça ao vivo

Comércio já pode funcionar até às 21h

Foto: Valéria Hein

Segunda-feira foi o primeiro dia útil após a pequena flexibilização da fase de transição do Plano São Paulo anunciada pelo Governador João Doria (PSDB). As mudanças são pequenas: O Comércio e os restaurantes podem funcionar por uma hora a mais, até às 21h, e não mais até 20h. Além disso os estabelecimentos podem receber até 30% de sua capacidade, e não mais 25%.

As medidas devem beneficiar mais os restaurantes e lojas em shoppings, mas nem tanto o comércio de rua. É a opinião do mecânico Luiz Cláudio Corrêa. “Pra mim eu acho que não, não muda muita coisa, faz pouca diferença”.

A aposentada Maria de Lourdes Magalhães também não vê grande impacto na alteração. “Pra mim indiferente, pois na verdade não estou saindo, só quando preciso mesmo, pois acho que as pessoas tem de se cuidar, pois muita gente está morrendo por causa da covid-19, eu só saio obrigada, se não, não saio de casa”.

Como consequência da prorrogação do horário do comércio, o toque de recolher agora ocorre uma hora mais tarde das 21h às, 5h e não mais das 20h às 5h. E em Campinas a fiscalização passou a ser menos rigorosa. A regra de apenas uma pessoa por família em mercados e padarias foi retirada, e não há mais a possibilidade de se levar para delegacia quem descumprir o toque de recolher. Porém, segue sendo prevista a detenção para pessoas flagradas em festas clandestinas, ou em encontros familiares de reúnam mais de 10 pessoas.

A fase de transição do Plano São Paulo foi prorrogada e segue até 23 de maio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.