Ouça ao vivo

Comércio passa a ter liberação para 40% de público

O estado de São Paulo entrou em uma nova etapa da Fase de Transição do Plano SP, com uma pequena flexibilização. O comércio em geral passou a poder funcionar com até 40% de ocupação da capacidade total do estabelecimento, ante os 30% que eram liberados até então. Já o horário de funcionamento segue inalterado.
Foto: Flávio Botelho/ Arquivo CBN

O estado de São Paulo entrou nesta segunda-feira em uma nova etapa da Fase de Transição do Plano SP, com uma pequena flexibilização. O comércio em geral passou a poder funcionar com até 40% de ocupação da capacidade total do estabelecimento, ante os 30% que eram liberados até então. Já o horário de funcionamento segue inalterado, sendo liberada a abertura de estabelecimentos das 6h00 às 21h00.

Na próxima semana, em 1° de junho, haverá uma nova flexibilização, e aí sim o comércio poderá ficar aberto por uma hora a mais, iniciando as 6 da manhã e fechando as 10 da noite; e também haverá um aumento na capacidade das lojas, que passará de 40% para 60%.

Comerciantes responsáveis por estabelecimentos de alimentação no Centro de Campinas acharam a mudança desta semana pouco significativa. É o caso de Isabella Vaz, gerente de uma cafeteria. “Não muda muito pois eu já tenho um espaço pequeno, eu já recebo pouca gente, eu acrescentei dois lugares só, então pra mim acaba não mudando tanto”. Ela espera uma melhora na próxima semana, quando deverá haver liberação para 60% da capacidade. “Aí já consigo colocar mais mesas e a tendência é melhorar mais um pouco”, completa.

Juarez Santos, responsável por um restaurante recém-reaberto, também tem a opinião de que alteração não terá tanto efeito prático. Para ele a situação só irá melhorar após a maioria da população ser vacinada. “Para aqueles que estavam abertos mesmo com a pandemia eu acredito que muda sim, agora no caso pra nós que estávamos fechados há oito meses e reabrimos há uma semana e meia não fará muito efeito. Ninguém tem dinheiro, o comércio está quebrado”, afirma.

Mas para outros segmentos, como lojas de roupas, perfumes e outros itens, a expectativa é melhor, e qualquer flexibilização é bem vinda, conforme relata Ariana Koto, gerente de uma loja de perfumes. “Sim, muito, nossa loja é bem compacta então não posso deixar o cliente entrar, mas ainda está bom porque a porta está aberta”. Ariana afirma ter uma expectativa de melhora nas vendas devido ao dia dos namorados. “Como o dia das mães foi muito melhor do que nos outros anos para a gente, esperamos um crescimento para o dia dos namorados também”.

Apesar das mudanças para o comércio, o teletrabalho para atividades administrativas não essenciais continua obrigatório. Quanto ao ensino, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, haverá uma revisão nas regras. No momento as escolas podem funcionar com até 35% da capacidade, e as prefeituras têm autonomia para restringir as regras.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.