Ouça ao vivo

Projeto permite identificação de novas drogas sintéticas

Imagem Ilustrativa - Divulgação / Polícia Civil de Santa Catarina

Um projeto reúne pesquisadores de universidades e de órgãos policiais para o estudo das chamadas Novas Substâncias Psicoativas (NSP), drogas sintéticas produzidas em laboratório com efeitos semelhantes aos de outras drogas. A parceria, denominada Projeto INSPEQT, envolve alunos de pós-graduação da Unicamp e da USP, além de peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC-PF), da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo (SPTC-SP) e da Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Sergipe (CGP-SE).

José Luiz da Costa, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp e coordenador do Laboratório de Toxicologia Analítica (LTA), destaca o ineditismo da parceria. “É importante destacar que é um projeto inédito de integração entre universidades e forças policiais na área da toxicologia e da química forense”.

Ele explica qual será o beneficio da cooperação entre as universidades e os órgãos policiais. “Como que a Polícia vai conseguir ajudar a gente a tratar o paciente intoxicado aqui no CIAtox também, pois uma dificuldade enorme que temos como serviço de urgência é saber quais drogas estão no mercado, pois a Polícia sempre tratou isso como informação sigilosa, e o INSPEQT abre uma porta para que esse diálogo maior entre as instituições aconteça”.

As universidades irão vão ajudar com equipamentos de ponta e análises toxicológicas, porém a maior parte do trabalho se dará nos laboratórios dos órgãos ligados às polícias. A expectativa é que a cooperação resulte na identificação de mais substâncias utilizadas nas drogas sintéticas, de modo a auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico em um atendimento de urgência de um paciente intoxicado com alguma dessas drogas. “Um dos grandes problemas do consumo de drogas sintéticas é a incerteza da composição química, o usuário não sabe o que está sendo consumido, então essa incerteza traz uma dificuldade enorme para os laboratórios de toxicologia de emergência que precisam diagnosticar essas intoxicações quando o paciente é socorrido e encaminhado para um hospital, como por exemplo quando ele dá entrada aqui no Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp”.

As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) são drogas sintéticas que podem ser produzidas a partir de diversas substâncias, e elas têm efeitos semelhantes aos de drogas mais conhecidas e utilizadas, como a maconha, a cocaína, o ecstasy e o LSD. O fato de muitas não terem suas moléculas ainda descritas quimicamente pode excluí-las da legislação e dificultar o combate à comercialização e ao consumo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.