Ouça ao vivo

Em período de teste, pandemia é controlada em Serrana

Foto: Reprodução do site da prefeitura de Serrana

A pandemia do novo coronavírus foi controlada em Serrana, no interior paulista, após a vacinação de toda a população adulta da cidade, segundo informou o governo de São Paulo nesta segunda-feira, 31. O município foi escolhido pelo estado para a realização de um estudo sobre a eficácia da vacina no combate aos casos de covid-19. Com isso, houve a vacinação em massa da população de Serrana, que recebeu as duas doses da CoronaVac. Segundo informações do estado, após a imunização, houve a redução de 95% das mortes registradas pela doença na cidade. Além disso, as internações diminuíram em 86% e os casos sintomáticos caíram 80%.

De acordo com o governador João Doria, a principal conclusão do estudo realizado em Serrana aponta que com 75% da população vacinada, há o controle da pandemia. Ele afirma que o método pode se reproduzir em todo o Brasil. “O Butantan vacinou toda a população adulta da cidade de Serrana, na Região de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. O estudo indica também que com 75% da população-alvo imunizada, com as duas doses da vacina CoronaVac, a pandemia foi controlada em Serrana. Isso pode se reproduzir em todo o Brasil”, afirma.

O diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, faz um comparativo com as cidades vizinhas a Serrana, que têm realidade totalmente diferente. Ele cita Brodowski, que está a beira de um colapso no sistema de saúde, assim como os municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto. “O destino de Serrana começa a mudar. Hoje, Brodowski, infelizmente está em uma situação dramática, a beira de um colapso no seu sistema de saúde. Em geral, a microrregião de Ribeirão preto está sofrendo atualmente e isto não está acontecendo em Serrana”, disse, Pouco mais de 27 mil pessoas receberam as duas doses em Serrana, que tem uma população estimada em 45 mil habitantes.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.