Uma área de APP que fica no Jardim Miriam, em Campinas, vem sofrendo com a falta de respeito de algumas pessoas que decidiram usar o local, que é de preservação permanente, para despejar lixo e entulho. O local, que é também um Parque Linear, fica na beira da estrada que liga o Jardim Miriam ao condomínio Casa Bela.
Preocupados com a situação, moradores do bairro fizeram um mutirão de limpeza e replantio de árvores entre 1º e 11 de maio. Foram 10 horas de trabalho de 7 pessoas, que retiraram 10 sacos de lixo não reciclável e 18 de recicláveis, que foram levados a um ecoponto.
Foi preciso 5 viagens de caminhonete com a caçamba lotada com madeira, pneu, sofá entre outros materiais. Um trabalho totalmente voluntário. No entanto, de acordo com a moradora, Helene Whyte, que participou do mutirão, ainda ficou no local o entulho mais pesado, de construção. Ela explica que foi solicitada à Prefeitura a retirada, mas o pedido ainda não foi atendido.
Para Helene Whyte, o esforço compensou. O problema, é que as pessoas sempre voltam a jogar lixo e a área vem sendo degradada há anos. Ela faz um apelo para que as pessoas que ainda insistem em degradar a área se conscientizem do mal que estão fazendo para a natureza.
A Sanasa informou que possui duas estações elevatórias de esgoto no bairro que estão funcionando em perfeitas condições, portanto não apresentam nenhum tipo de problema mencionado pelos moradores. Porém, existem outras duas estações localizadas dentro de um condomínio de edifícios que não pertencem à Sanasa e que poder ser que estas estações é que estejam apresentando problemas.
A equipe da Administração Regional (AR) 14, da Secretaria de Serviços Públicos, informou que o serviço de limpeza já estava previsto na área do córrego no Jardim Miriam e o descarte irregular de entulho no local será retirado até sexta-feira. A AR limpa o local com frequência, porém, o descarte irregular é feito com frequência e traz inúmeros males à sociedade. Este tipo de atitude não se justifica. Campinas tem coleta de lixo domiciliar, cata-treco e 16 ecopontos que recebem, gratuitamente, diversos tipos de materiais, incluindo entulho. A lista de todos os ecopontos está no portal da Prefeitura no www.campinas.sp.gov.br.Informações e solicitações podem ser feitas pelo 156.