Ouça ao vivo

Preocupação com queimadas é grande durante estiagem

Foto: Reprodução/Rota das Bandeiras

Nesta época de estiagem, com longos períodos sem chuva, a grande preocupação são as queimadas e os problemas de saúde que elas podem ocasionar. A fumaça pode até intoxicar as pessoas quando invade as residências. A Coordenadora do serviço de pneumologia do Hospital PUC-Campinas, Débora Patrocínio, alerta para o risco de intoxicação.

Débora explica que em pessoas mais sensíveis e alérgicas a fumaça pode desencadear crises de asma e bronquite. Ela orienta e que se estimule principalmente crianças e idosos a beberem muito líquido.

Um exemplo ocorreu em Campinas, na terça-feira passada, quando um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mato na região do Jardim São Gabriel. A fumaça se espalhou, chegando a prejudicar a visibilidade nas vias. Um dos mais preocupantes casos ocorreu no ano passado, em Vinhedo, quando um incêndio atingiu a cidade, próximo a uma região de mata nativa.

Cláudio Fintelman lembra que precisou sair de casa na ocasião e pede a conscientização de todos, já os incêndios em matas sempre são desencadeados pela ação do homem. Em 2020, foram 268 focos de queimadas de maio a setembro em Campinas.  Os números foram mais elevados do que os de 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.