Há mais de um ano, pais de alunos da escola municipal Padre Melico Cândido Barbosa, que fica no Parque Tropical, em Campinas, cobram da prefeitura a instalação de uma cobertura na quadra da unidade de ensino. O pedido ao poder público veio através de uma baixo assinado, com mais de 500 assinaturas, que foi protocolado no início do ano passado. Em abril de 2020, a prefeitura sinalizou com a realização da obra e deu início ao processo licitatório, mas até atrásra, o projeto não saiu do papel. Desde então os pais de alunos intensificaram a cobrança, mas sempre receberam a resposta de que a licitação está em andamento.
A revolta com a situação aumento em março deste ano, quando a administração municipal realizou algumas intervenções na escola, mas não colocou a cobertura na quadra. Mãe de uma aluna da escola Padre Melico, Isabel Auxiliadora de Souza, disse que o espaço na unidade de ensino é amplo e atende as necessidades das crianças do Parque Tropical. Porém, ela afirma que as atividades físicas e o convívio coletivo da comunidade local ficam prejudicadas pela falta de cobertura. “A questão das atividades físicas, porque é um espaço muito generoso, só que por não ser coberto, os alunos ficam expostos a todas as intempéries. Sol, chuva, vento. Tudo. E a cobertura da quadra iria trazer qualidade de vida, iria trazer um ambiente propício para a interação dos alunos no intervalo das aulas. E estando coberto, é um conforto a mais”, afirma.
Em nota, a secretaria de infraestrutura informou que a obra está em processo de licitação e em breve será iniciada. Porém nenhum prazo ou data foi apontado para o início das intervenções.