Desde março, as clínicas particulares de Campinas estão comercializando a vacina contra a gripe, com um aumento gradativo na procura. Já, a procura no SUS está baixa. A baixa procura pela vacina da gripe nos postos de saúde preocupa a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Ana Cecília Zuiani Zocolotti. Ela explica que, apesar de não combater a covid-19, a vacina contra a gripe contribui para desafogar a rede de saúde, bastante comprometida com a pandemia, além de ajudar a diminuir a margem de dúvida entre uma doença e outra.
Já nas clínicas particulares, a procura tem aumentado. De acordo com Giovana Pimentel Gurgueira, especialista em vacinas e imunização do laboratório Ramos Medicina Diagnóstica, em abril a procura foi maior que em março e o mês de maio já registra um aumento significativo. O aumento foi impulsionado também por empresas que estão vacinando os funcionários. Giovana explica que a vacina contra a gripe contribui para manter as pessoas mais saudáveis e menos suscetíveis a outras doenças.
A campanha pública de vacinação contra a gripe atende neste momento trabalhadores da área da saúde, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças a partir de 6 meses até cinco anos completos, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores na área da educação das redes pública e privada da cidade.