Ouça ao vivo

Procura por adoção de crianças cai durante a pandemia

Foto: Andre Borges/Agência Brasília/Fotos públicas

O Brasil tem 4.260 crianças esperando por adoção, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, vinculado ao Conselho Nacional de Justiça. Ao mesmo tempo, 32.863 pessoas estão interessadas em se tornarem tutores legais.

Mas a intenção de incluir uma criança vulnerável na família está em queda. Mas desde 2020, quando começou a pandemia da covid-19, quase 3 mil pessoas desistiram de tentar adotar.

A questão econômica causada pela crise é um empecilho, mas o juiz da Vara da Infância, Iberê Dias, conta que muitas vezes a adoção não acontece por barreiras impostas pelos próprios interessados, principalmente por não aceitarem crianças maiores.

A seletividade dos futuros pais e mães muitas vezes complica o processo de adoção, que pode levar mais tempo, como explica o juiz.

Algumas pessoas têm receio de adotar uma criança ou adolescente por acreditarem que não têm condições financeiras de criá-la. Segundo o juiz Iberê Dias, essa não é uma exigência obrigatória.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode fazer uma adoção, desde que tenha 16 de diferença para o adotado. Os interessados respondem a um questionário para encaixar um perfil de criança ou adolescente que será acolhido. Esta semana, no dia 25 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Adoção.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.