Ouça ao vivo

Radar inteligente aumenta recuperação de carros roubados

Foto: Danilo Braga

A ação da Guarda Municipal, que interceptou um carro roubado na Norte Sul na tarde desta segunda-feira, chamou a atenção pela agilidade no atendimento. O veículo pertencia a uma mulher, que foi abordada por três menores quando saia de casa no Jardim Guarani, minutos antes da ocorrência. Eles tentaram fugir pela Avenida Princesa d’Oeste e quando passaram embaixo do viaduto do Laurão, foram flagrados pelo sistema de monitoramento inteligente de Campinas. Assim, a guarda soube exatamente onde os bandidos estavam e puderam interceptar, evitando o roubo e apreendendo os três envolvidos. A ação resultou num acidente com outros três veículos, sem que ninguém ficasse ferido.

A resolução de crimes com o auxílio da tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em Campinas, na medida em que o monitoramento por câmeras é ampliado na cidade. Os equipamentos estão espalhados por toda cidade. Assim que um carro é roubado, o proprietário informa a GM, que cadastra a placa do veículo. Ao passar por algum ponto de monitoramento, as câmeras inteligentes conseguem identificar o local exato onde está o automóvel, permitindo que os agentes da guarda e da polícia façam o cerco. Desde que o sistema foi implantado, em 2016, somente a Guarda Municipal recuperou 545 carros roubados.

A comandante da GM em Campinas, Maria de Lourdes Soares, disse que o sistema se tornou uma ferramente de muita importância no combate ao crime em geral. Porém, ela ressalta a efetividade que a tecnologia tem na repressão ao roubo e furto de veículos. “A tecnologia tem ajudado infinitamente o trabalho da segurança pública. E isso não é diferente aqui em Campinas. É uma cidade monitorada, as informações estão dispostas em vários locais da nossa cidade. Que entra inclusive, já identifica Campinas (como) cidade monitorada. E não só por radares, mas também por essa tecnologia que tem sido muito importante para ajudar a recuperar por exemplo veículos que são produtos de furto ou de roubo”, afirma.

É importante que os proprietários de veículos roubados ou furtados comuniquem o ilícito à Guarda Municipal o quanto antes, para que a corporação possa iniciar o monitoramento inteligente. O telefone da GM de Campinas é o 153.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.