De acordo com números da regional de São Paulo da Associação Brasileira de Hotéis, 4 mil funcionários do setor foram demitidos em Campinas em 2020. O número representa 50% das vagas fechadas com a crise no turismo, causada pela pandemia da covid-19 e as restrições impostas.
A taxa de ocupação nos hotéis caiu 63% na cidade. O vice-presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Porto, faz uma projeção ainda tímida para 2021 por causa dos eventos de negócios, que não tem acontecido, e o ritmo da vacinação no Brasil.
Segundo Rodrigo Porto, que também é diretor da Rede Vitória de Hotéis, os primeiros meses deste ano até apresentaram um impacto positivo na ocupação de hotéis, mas ainda com números baixos.
Com o setor mais afetado pela pandemia, o vice-presidente do Bureau pede ajuda do poder público para tentar manter os empregos na rede hoteleira..
No ano passado, a taxa média de ocupação nos hotéis de Campinas foi de 21%. Em março e abril deste ano, com o Brasil enfrentando a segunda onda da pandemia, os números foram ainda menores, de 14% e 15%.