Síndicos têm obrigação legal de denunciar violência doméstica

Foto: Banco de Imagens/Pexels

O papel de um síndico vai muito além das finanças ou da manutenção do convívio e bem-estar dos moradores de um residencial. Quem aceita exercer a função, deve saber que tem que cumprir algumas obrigações determinadas pela lei. Uma delas é denunciar casos envolvendo violência doméstica dentro dos condomínios. Geralmente, mulheres, crianças e até mesmo animais domésticos que enfrentam algum tipo de abuso, sofrem a violência dentro de casa.

Quando vizinhos percebem alguma situação de perigo e acionam a portaria ou a zeladoria dos condomínios, o síndico deve ser avisado imediatamente. Ao tomar ciência do ocorrido, ele é obrigado a acionar os órgãos responsáveis, como a Polícia Militar ou a Guarda Municipal, por exemplo. Caso ele não reaja de acordo com a lei, poderá responder pelo crime de omissão de socorro. A advogada especialista em gestão e direito condominial, Alessandra Bravo, disse que além da questão criminal que seria respondida pelo síndico, tem ainda a possibilidade do condomínio ser acionado por danos pelas vítimas ou por seus familiares. “A penalização deles, primeiramente, se for comprovar que ele tem ciência e ele não tomar as atitudes, seria penal. Aí ele entra no crime de omissão de socorro. Agora o condomínio em si, pelas vítimas ou por familiares das vítimas, poderiam entrar com pedido de danos contra o condomínio. Não seria só a pessoa do síndico, porque o condomínio é representado pelo mesmo”, afirma.

Em Campinas há ainda uma lei municipal que prevê a aplicação de multa de até R$ 10 mil em condomínios, onde o síndico deixar de denunciar casos de violência doméstica. Porém, a lei não estaria sendo cumprida no município por falta de servidores especializados na fiscalização. Em nota, a prefeitura de Campinas negou a informação e disse que a lei aguarda o trâmite de regulamentação para a definição dos órgãos encarregados da fiscalização.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

ônibus, transporte público de Campinas, Avenida Anchieta

Passageiros reclamam de calçada estreita para desembarque na Avenida Anchieta

Andaimes do antigo Palácio da Justiça são finalmente retirados

Homem é preso em Paulínia suspeito de vender atestados médicos falsos 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.