Ouça ao vivo

Vendas de imóveis caem e locações disparam na RMC

Uma pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, o Creci SP, apontou que houve queda nas vendas e aumento nas locações de imóveis residenciais na Região Metropolitana de Campinas no comparativo entre os meses de março e fevereiro de 2021.
Foto: Banco de Imagens/Pexels

Uma pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, o Creci SP, apontou que houve queda nas vendas e aumento nas locações de imóveis residenciais na Região Metropolitana de Campinas no comparativo entre os meses de março e fevereiro de 2021.

A pesquisa foi realizada com a participação de 106 imobiliárias e corretores de 17 das 20 cidades da RMC, com exceção de Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Morungaba. A pesquisa indicou que no comparativo entre os meses de março e fevereiro deste ano houve queda de 25,1% nas vendas de casas e apartamentos na região.

O Presidente do CRECI SP, José Augusto Viana Neto, afirma que os resultados verificados na RMC também foram constatados em outras regiões do estado, e explica a queda nas vendas. “A redução no ritmo de vendas é um resultado registrado em todo o estado de São Paulo de maneira oficial pelo Creci, temos percebido em todas as pesquisas que fazemos, o que nos leva a crer que a demanda reprimida anteriormente foi completamente atendida, e agora o desemprego impacta, pois com o desemprego em alta o número de pessoas com capacidade para compra diminui bastante”, explica.

Em março o total de casas vendidas na Região de Campinas representou 58,1% dos imóveis, e o de apartamentos, 41,8%. Cerca de 60% das vendas se deram com imóveis na faixa de preço de até R$ 300 mil. Os bairros da periferia, com 35%, e as áreas nobres, com 33,5%, foram os com mais registros de vendas de imóveis. Na região de Campinas, as casas mais vendidas foram as de 3 dormitórios, com 2 vagas de garagem, e área útil de, em média, entre 51 a 100 m².

Já as locações subiram 47,4% de fevereiro para março. “E as locações evidente que é pelo fato dessa dificuldade de emprego, onde as pessoas não tem condições de comprovar renda, então o que lhes resta é fazer locação, e evidente que com a questão do home office as locações também tem tido um aumento expressivo pelo fato de que muita gente procura imóveis maiores do que aqueles que estavam habitualmente sendo usados anteriormente pelas famílias”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.