Anvisa libera vacina da Pfizer a partir dos 12 anos

Foto: Divulgação/Pfizer

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu nesta sexta-feira (11) uma autorização para que a vacina da Pfizer contra a covid-19 seja aplicada no Brasil em crianças com 12 anos ou mais. Essa expansão de faixa etária teve sua aprovação pela agência após a análise de estudos apresentados pela Pfizer, que indicaram que a vacina é segura e eficaz para este grupo. Até então a vacina estava autorizada para pessoas com 16 anos ou mais, sendo a única autorizada para aplicação em menores de 18 anos.

O Médico Pediatra, Tadeu Fernandes, comemora a novidade. “Uma excelente notícia para nós pediatras, e para mães e pais. A Vacina já era aprovada pelo órgão americano FDA, e agora pela Anvisa. Essa vacina tem o diferencial de ser utilizada em crianças e adolescentes e com uma eficácia de 100% para quem tomar as duas doses”, explica.

Com a autorização, a bula do medicamento passará a conter a indicação de uso permitido a partir dos 12 anos no país. Países como Chile e Uruguai já anunciaram que irão aplicar a vacina contra a covid-19 em crianças e adolescentes a partir de 12 anos

A Pfizer vem realizando testes com outras faixas etárias, e já está na fase dois da testagem em crianças com idade entre cinco e 11 anos, restando mais uma fase para a conclusão do experimento. Também foi iniciado o processo de testagem em crianças com idade entre seis meses e cinco anos, com o experimento ainda na primeira etapa.

O pediatra explica que o diferencial que torna a vacina da Pfizer segura para este público é a tecnologia utilizada no desenvolvimento do imunizante. “Essa é uma vacina feita com uma tecnologia do RNA mensageiro, que permite que a gente aplique em crianças e adolescentes com uma grande eficácia e também com uma grande segurança”.

Outros laboratórios também vêm realizando testes de vacinas em crianças em adolescentes. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta que a Coronavac se mostrou eficaz e teve o uso autorizado para crianças e adolescentes na China. “A vacina do Butantan, Coronavac, também teve a sua aprovação para uso em crianças de três a 17 anos na China, e essa documentação está sendo incorporada aqui também para nossa Anvisa”, relatou Dimas Covas, que lembrou ainda que a imunização da população adulta já confere proteção às crianças e adolescentes.

A definição sobre a inclusão de crianças e adolescentes no Programa Nacional de Imunização cabe ao Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Inscrições para seleção de professores temporários para Ensino Médio terminam nesta segunda

Hortolândia terá mais um parque socioambiental; local fica no Jd. Santa Emília

Bandeirantes terá nova faixa no sentido interior em Jundiaí

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.