Ouça ao vivo

Anvisa libera vacina da Pfizer a partir dos 12 anos

Foto: Divulgação/Pfizer

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu nesta sexta-feira (11) uma autorização para que a vacina da Pfizer contra a covid-19 seja aplicada no Brasil em crianças com 12 anos ou mais. Essa expansão de faixa etária teve sua aprovação pela agência após a análise de estudos apresentados pela Pfizer, que indicaram que a vacina é segura e eficaz para este grupo. Até então a vacina estava autorizada para pessoas com 16 anos ou mais, sendo a única autorizada para aplicação em menores de 18 anos.

O Médico Pediatra, Tadeu Fernandes, comemora a novidade. “Uma excelente notícia para nós pediatras, e para mães e pais. A Vacina já era aprovada pelo órgão americano FDA, e agora pela Anvisa. Essa vacina tem o diferencial de ser utilizada em crianças e adolescentes e com uma eficácia de 100% para quem tomar as duas doses”, explica.

Com a autorização, a bula do medicamento passará a conter a indicação de uso permitido a partir dos 12 anos no país. Países como Chile e Uruguai já anunciaram que irão aplicar a vacina contra a covid-19 em crianças e adolescentes a partir de 12 anos

A Pfizer vem realizando testes com outras faixas etárias, e já está na fase dois da testagem em crianças com idade entre cinco e 11 anos, restando mais uma fase para a conclusão do experimento. Também foi iniciado o processo de testagem em crianças com idade entre seis meses e cinco anos, com o experimento ainda na primeira etapa.

O pediatra explica que o diferencial que torna a vacina da Pfizer segura para este público é a tecnologia utilizada no desenvolvimento do imunizante. “Essa é uma vacina feita com uma tecnologia do RNA mensageiro, que permite que a gente aplique em crianças e adolescentes com uma grande eficácia e também com uma grande segurança”.

Outros laboratórios também vêm realizando testes de vacinas em crianças em adolescentes. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta que a Coronavac se mostrou eficaz e teve o uso autorizado para crianças e adolescentes na China. “A vacina do Butantan, Coronavac, também teve a sua aprovação para uso em crianças de três a 17 anos na China, e essa documentação está sendo incorporada aqui também para nossa Anvisa”, relatou Dimas Covas, que lembrou ainda que a imunização da população adulta já confere proteção às crianças e adolescentes.

A definição sobre a inclusão de crianças e adolescentes no Programa Nacional de Imunização cabe ao Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.