Ouça ao vivo

Calendário de vacinação de SP deve impulsionar setor de turismo

Isso porque há a expectativa de que a busca por pacotes de viagens a partir do último trimestre do ano cresça consideravelmente a partir de agora. Uma empresa de monitoramento de mercado e consumo apontou que 47% da população tem a intenção viajar nos próximos meses.
Foto: Danilo Braga

Desde que o governador de São paulo, João Doria, afirmou que toda a população adulta do estado estará vacinada até outubro deste ano, o setor do turismo espera uma retomada mais robusta imediatamente. Isso porque há a expectativa de que a busca por pacotes de viagens a partir do último trimestre do ano cresça consideravelmente a partir de agora. Uma empresa de monitoramento de mercado e consumo apontou que 47% da população tem a intenção viajar nos próximos meses, mesmo com medidas de isolamento ainda em operação. Outro fator que favorece o turismo foi a aprovação da OMS para uso emergencial da CoronaVac, vacina mais utilizada no Brasil. Isso pode favorecer a entrada de turistas brasileiros nos países europeus e nos Estados Unidos, que estão entre os destinos mais procurados por quem quer viajar.

Lígia Melo, sócia da empresa responsável pelo estudo, entende que o indicador que mostra o interesse em viajar deve aumentar no curto prazo, com a fixação do calendário de vacina. Ela explica que o perfil dos brasileiros é formado por interesse em viagens e que isso não diminuiu diante da pandemia, apenas foi prorrogado. “É uma questão de antecipar as expectativas. As pessoas que estavam pensando em viajar, elas não deixaram de pensar. Elas estão apenas prorrogando o seu programa de viagem em função da pandemia e da falta de vacina. Com a possibilidade de vacinação e elas tendo a oportunidade, com certeza o brasileiro vai se movimentar por esse caminho. Viajar sempre esteve no topo da lista de desejo do brasileiro”, afirma.

O gerente de uma agência de viagens, Diego Leme de Souza, disse que o cenário para o setor já passa por uma mudança, com o aumento da procura por pacotes. Segundo ele, as notícias dos últimos dias já apontam para uma realidade muito melhor para o ano que vem. “É um prazo positivo hoje, frente a realidade das vacinações. E o fator, até psicológico dos consumidores, vai mudar muito nas especulações das viagens. Então a gente já vinha sentindo uma demanda grande de procura, mas com vários destinos impedindo a procura deles. Mas agora com esse fato estabelecido do estado de São Paulo (calendário), a gente já passa a ter uma perspectiva de viagens para 2022”, revela. A pesquisa da empresa de monitoramento apontou que 55,7% dos brasileiros quer conhecer outros estados do país e quase 40% pretende ir para os Estados Unidos ou Europa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.