Ouça ao vivo

Campinas é a 113ª cidade mais violenta do país, diz Ipea

Foto: Danilo Braga

Campinas está na posição de número 113 em um ranking com os 120 municípios mais violentos do país, elaborado por meio de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A lista, publicada na quarta-feira, 23 de junho, se baseia no número homicídios dolosos cometidos entre os anos de 2018 a 2020, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Segundo o Ipea, são considerados somente os homicídios dolosos pois este é o único crime com estatísticas por município na base do Sinesp. Foram registrados 398 assassinatos em Campinas nos últimos três anos, sendo 136 em 2018, 136 e também em 2019, e 126 em 2020. Para a elaboração do ranking foram levadas em conta a taxa média de homicídios por 100 mil habitantes, e a média anual de homicídios.

Na média de assassinatos nos últimos três anos para cada 100 mil habitantes Campinas obtém uma posição um pouco melhor no ranking, a de número 116 porém é a cidade do estado de São Paulo pior colocada, já que está a frente de Guarulhos, que está na posição 119, e São Paulo, na posição 120.

Dos municípios paulistas somente Campinas, São Paulo e Guarulhos aparecem na lista, justamente as três maiores cidades. A cidade mais violenta, segundo o ranking, é Rio Branco, capital do Acre. De acordo com o Ipea, o objetivo do ranking é auxiliar o governo federal na discussão e implantação de políticas públicas de combate a homicídios e roubos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo afirma que o trabalho integrado das forças de segurança permitiu a “redução consistente” de todas as taxas de delitos na cidade de Campinas, e citou quedas em taxas de roubos e furtos registradas nos últimos anos.

A prefeitura afirma investir na segurança pública por meio da Guarda Municipal, da ampliação do monitoramento por câmeras e na melhoria da iluminação pública, e destaca que a cidade registrou um número menor de homicídios em 2020 na comparação com os dois anos anteriores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.