Ouça ao vivo

Campinas se prepara para nova etapa de retomada das aulas

Foto: Valéria Hein

As escolas particulares de Campinas receberam com entusiasmo o novo plano de ampliação da retomada das aulas presenciais, anunciado pelo Governo de São Paulo. A nova etapa, que começa em 1o de agosto deste ano, prevê que a porcentagem de alunos permitidos será calculada por cada escola, levando em consideração a capacidade total, protocolos sanitários, distanciamento obrigatório de 1 metro, uso de máscaras, higienização das mãos, entre outras.

Anderson Gama, diretor pedagógico do Colégio Crescer e representante do Movimento das escolas particulares na região de Campinas, avalia como positiva a decisão, porque permite atender a um número maior de alunos no regime presencial, reduzindo o rodízio de alunos. “A escola precisa selecionar alunos para vir e nem todos os alunos conseguem manter a atenção e dedicação no modelo remoto. É um avanço. O Brasil é o único país no mundo com regras ainda tão rigorosas  para as escolas”.

Ele cita dados de um estudo divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo que aponta que as escolas possuem uma reduzida importância na cadeia de transmissão da covid-19, com taxa de transmissão 32 vezes menor que em outros ambientes da sociedade.

Além disso, a ciência já comprovou que o potencial transmissor covid-19 de crianças para adultos é baixo e os profissionais da educação começaram a ser vacinados em abril. Para Anderson Gama, a volta às aulas presenciais com segurança representa uma necessidade urgente para tentar reverter o quadro preocupante em que se encontra a educação brasileira.

Ele cita estudos que revelam uma regressão de 4 anos nos níveis escolares, o que ele tem percebido na prática. “Vai ser necessária uma reformulação das técnicas de ensino e de conteúdo porque teremos alunos em níveis diferentes”.

A Prefeitura de Campinas informou que em relação às escolas municipais de Campinas, nada muda. O Departamento de Vigilância em Saúde aguarda a publicação do protocolo estadual para poder fazer as adequações ao que foi estabelecido pelo município. Já, as escolas estaduais e particulares seguem as determinações estaduais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.