Campinas tem segundo outono com menos chuvas já registrado

Foto: Flávio Botelho

Campinas teve um outono com chuvas abaixo da média histórica. A estação começou em 20 de março e terminou em 21 de junho, e em todos os meses houve menos chuvas que a média histórica.

– Em março, na transição do verão para outono, foram 81 mm, metade da média histórica, que é de 162 mm.

– Em abril houve registro de 12 mm, 1/5 de média histórica para o mês, que é de 64 mm.

– Em maio, 23 mm, contra 61mm de média, pouco mais de 1/3 do habitual.

– Nos 20 primeiros dias de junho (durante o outono), 4 mm , contra 40 mm de média histórica, ou seja, choveu 1/10 do esperado para o mês já passados 20 dos 30 dias.

Este foi o segundo outono com menos chuvas desde o início da medição pelo Cepagri em 1990, conforme explica a professora e pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila. “O outono de 2021 teve um total de chuvas de 116,4 mm, o que representa um valor 40% abaixo do esperado, é o segundo outono com menor volume de chuvas, abaixo só do de 2020, quando houve apenas 61 mm”.

Apesar de ter ficado abaixo da média, a pesquisadora ressalta que o outono realmente não é uma estação muito chuvosa, assim como o inverno, e que a expectativa é que as chuvas sejam retomadas com maior frequência e intensidade na primavera. Porém a situação preocupa, já que a região vem de um verão com chuvas abaixo da média.

Quanto à temperatura, não houve grande variação no outono em relação à média histórica. “As temperaturas mínimas ficaram em torno de um grau abaixo da média, então as noites foram mais frias embora não tenha tido a entrada de intensa massa de origem polar”, relata.

Ana Ávila falou também sobre a expectativa pra o inverno, novamente com chuvas abaixo da média e temperaturas próximas às habituais, entre 13 a 25 graus em média. “Espera-se que seja um inverno dentro da normalidade, ligeiramente mais quente e mais seco, com um pouco menos do que a média de chuvas, que é de 107 mm, o que não significa ausência total de chuvas, porém uma estação bastante seca”.

A pesquisadora destaca que os números se referem às médias, e que podem ocorrer momentos de temperaturas mais baixas, em especial quando chegarem frentes frias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.