Ceprocamp registra 1,5 mil inscrições em apenas um dia

Foto: Reprodução/Site Prefeitura de Campinas

 

O Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas) registrou no primeiro dia 1.500 inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional. O cadastro começou em 7 de junho.

Segundo a Secretaria de Educação, a alta procura está relacionada a necessidade das pessoas de terem mais conhecimento e também a recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com Laderlei Marangoni, Coordenador do Ceprocamp, a alta procura está relacionada com a pandemia da Covid-19 e a intenção de se qualificar.

Nós entendemos que as duas coisas se confundem. O mundo tecnológico, as coisas que estão acontecendo na modernidade levam a procurar uma qualificação. Porém, em função da pandemia, desemprego, isso também levou a uma reflexão e uma cultura de novo posicionamento do mercado.”

No total são 21 cursos técnicos e 1.050 vagas disponíveis em diversas áreas como desenho técnico, auxiliar financeiro, logística, garçom entre outros. As aulas começarão no segundo semestre.

O Centro informa que deve aumentar em 10 ou 15% o número de vagas disponíveis e que todos os inscritos serão avaliados. A classificação dos candidatos será feita de acordo com requisitos como menor renda per capita familiar e estar matriculado ou ter sido aluno de escola pública.

As aulas são realizadas nas unidades do Ceprocamp nos bairros Centro, Satélite Íris, Ouro Verde, DIC IV, Santa Clara e Campo Belo.

No Campo Grande e Ouro Verde o número de pessoas inscritas foi abaixo do esperado. Marangoni comenta que essa baixa quantidade pode estar relacionada ao fato de que anteriormente os cadastros eram feitos apenas na unidade do Centro.

Para o Ouro Verde, o coordenador explica que haverá também vagas disponíveis no segundo semestre deste ano para novas turmas.

No Ouro Verde, a carga horária continuará a mesma, mas ele será feito em um período menor. Então no Ouro Verde nós vamos oferecer duas vezes no semestre o mesmo curso. Diferente, por exemplo, do Centro, que o curso dura o semestre inteiro.”

As inscrições continuam abertas até o dia 14 de junho e podem ser feitas de forma online ou presencialmente em qualquer unidade do Ceprocamp.

O que as pessoas precisam levar em conta são as necessidades do mercado na região que ela mora, que tipo de profissão e conhecimento está sendo solicitado, tem que ir aprendendo tecnologia, um pouquinho aqui e um pouquinho lá, porque a tecnologia está se misturando em todas as profissões e o terceiro ponto é a disponibilidade dela de quanto tempo ela pretende ficar cursando.”

Mais informações pelo site: fumec.sp.gov.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.