O governo de São Paulo anunciou a prorrogação da fase de transição por mais 15 dias, mantendo as mesmas regras de funcionamento de comércios e serviços que vigoram atualmente. A medida é necessária por causa do índice de casos, internações e mortes por covid-19, que segue alto em todo o território paulista. A decisão foi tomada baseada na recomendação do Centro de Contingência da Covid-19. Com isso, a fase de transição, que iria até o dia 30 deste mês, passa a valer até o dia 15 de julho.
Mesmo com os indicadores altos, os números vêm melhorando no estado. Nos últimos três meses, a ocupação de leitos de enfermaria reduziu em 05 mil internações e os leitos de UTI registraram queda de 1,5 mil. A secretária de desenvolvimento econômico do estado, Patrícia Ellen, disse que o resultado positivo reforça as políticas de combate à pandemia adotadas pelo governo. Segundo ela, por isso é importante manter os protocolos que determinaram a manutenção da fase de transição por mais 15 dias. “Isso mostra que acelerar a vacinação e fazer uma gestão pautada pela ciência, é a forma correta de proteger a vida da nossa população e garantir uma retomada econômica segura e responsável, que também se traduz nos nossos números”, afirma.
Em relação à vacina, o governo garantiu que mantém o calendário de vacinação, que prevê a imunização de toda a população adulta do estado até setembro. Nesta semana, a vacinação foi suspensa em algumas cidades, como aconteceu na capital, por falta de doses. A situação já foi regularizada. O governador João Doria informou que a disponibilidade de vacina vai aumentar, já que o Instituto Butantan deve receber 06 mil litros de insumos para a fabricação da CoronaVac. A remessa, que depende ainda da logística do transporte, deverá chegar ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, neste sábado. “O embarque já está preparado, os conteineres também. Estamos apenas aguardando a autorização para que o voo fretado, que neste momento se encontra em Bruxelas, capital da Bélgica, possa seguir até Pequim, para o embarque desses 06 mil litros do IFA, para a chegada em São Paulo, para embarque no aeroporto de Viracopos no próximo sábado”, afirma.
Os 06 mil litros de insumos devem ser suficientes para a produção de 10 milhões de doses da CoronaVac. O Butantan reforçou que vai cumprir com o cronograma do Plano Municipal de Imunização, que prevê a entrega de 30 milhões de doses até setembro deste ano.