Ouça ao vivo

HC da Unicamp fecha PS e suspende cirurgias eletivas

Foto: Danilo Braga

Com mais de 100% de ocupação, o Hospital de Clínicas da Unicamp suspendeu por 48 horas os encaminhamentos de pacientes à unidade. As cirurgias eletivas também foram suspensas até dia 7 de junho. O PS chegou a ter cinco pacientes intubados aguardando leitos de UTI, como superlotação nas duas salas de emergência vermelha, destinadas à estabilização dos pacientes graves. As UTIs covid e não covid também estão lotadas e sem capacidade de giro de leitos.

De acordo com o Superintendente do HC, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, houve ainda um aumento expressivo na procura espontânea de casos com síndromes respiratórias e de outras doenças. “Nós tínhamos 5 pacientes que estavam intubados no PS, por isso tivemos que fazer todo um movimento para remanejar vagas. Ainda temos dois intubados no PS”, explica Antônio.

A superintendência do HC não fala numa terceira onda, mas de um repique da segunda. A segunda onda foi maior que a primeira e o pico em abril foi maior que no ano anterior, agora houve um novo pico, mas que ainda não é maior que o segundo”, explica Antônio.

O coordenador de assistência, Plínio Trabasso, explica que as internações de pacientes mais jovens são mais longas por causa da reposta imunológica. “Agora estamos com aumento expressivo de pacientes de 40 a 59a nos , que são nossa maior preocupação”, diz Plínio

A solicitação para suspensão dos encaminhamentos foi enviada pela superintendência do HC da Unicamp aos órgãos regulatórios, serviços de resgate das rodovias da RMC, SAMU, Bombeiros, prefeituras da região e ao grupamento Águia da PM.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.