Ouça ao vivo

Idosos são impedidos de tomar vacina contra gripe em Campinas

Foto: Matilde Munhoz

Moradores de Campinas foram impedidos de tomar a vacina contra a gripe um centro de saúde da cidade por não apresentarem o comprovante de vacinação contra a covid-19. A aposentada Matilde Munhoz relata que foi com o marido ao Centro de Saúde do Santa Odila na quarta-feira, dia 9, e que não foi vacinada por não estar com o comprovante. “Chegou lá perguntou se tinha tomado vacina contra a covid. Tomamos. Perguntaram se tínhamos o comprovante, falamos que não levamos, pois ninguém havia dito que era necessário”. Questionados pela funcionária se teriam uma foto ou comprovante de agendamento da vacina contra a covid-19, responderam que sim, mas outra funcionária disse que isso não serviria.

Matilde afirma que foi orientada a ir com o marido em uma outra sala do CS, na qual seria feita uma consulta por CPF para verificar quando o casal havia sido vacinado. Mas, ao chegar na sala, duas funcionárias teriam relatado que a consulta só poderia ser feita para idosos com dificuldades, deficiente físicos e pessoas com problemas mentais. A situação causou revolta em Matilde. “A gente mora perto, mas quantas pessoas as vezes vão de ônibus para tomar a vacina, ou vão a pé com crianças, o que custa vacinar? Elas poderiam pedir os CPFs nossos e verificar quando tomamos a vacina. É falta de boa vontade mesmo”, lamentou.

Em seguida, Matilde e o marido voltaram para casa, pegaram os comprovantes, e se dirigiram a outro CS, na Vila Ipê, onde a mesma exigência foi feita para a aplicação da vacina. Desta vez eles apresentaram os cartões de vacinação contra a covid e conseguiram ser imunizados contra a gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que para ser imunizado contra a influenza não há obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19. A pasta informou que aconselha as pessoas a priorizarem a imunização contra a covid, e depois aguardar ao menos 14 dias para então se vacinar contra a gripe.

A secretaria afirma que diante da recomendação, as equipes dos CSs são orientadas a perguntar ao munícipe que vai tomar a vacina contra a gripe se ele já tomou a da covid e qual foi o intervalo, mas não é necessário apresentar o comprovante. A pasta finaliza a nota relatando que irá reorientar os funcionários das unidades nas quais isso ocorreu.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.