MACC abre instalação “Condição de Chegada”

Foto: Eduardo Lopes

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” recebe até 10 de setembro, a exposição ‘Condição de Chegada’, do arquiteto e artista visual, Alexandre Silveira. A visitação é aberta ao público, mas com capacidade reduzida de 25%. Também deverão ser obedecidas as medidas sanitárias como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. O MACC está aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

A curadoria é de Allan Yzumizawa e a exposição, na forma de instalação, remete à escrita antiga e usa como material, a areia. “É uma instalação e terão também outros trabalhos que serão acrescentados durante os três meses. É como se a exposição fosse crescendo e se modificando ao longo desse período“, explica o artista visual.

Condição de Chegada começou a ser escrita no chão do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto em exposição aberta na semana passada. “No MACC, continuará sendo escrita como uma ligação entre os trabalhos e entre museus”, diz Alexandre Silveira, bacharel em arquitetura e urbanismo e atualmente é mestrando do IAU – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

Suas obras transitam por linguagens variadas, processos que de algum modo são contaminados pela sua formação em arquitetura. Investiga conteúdos físicos e simbólicos da cultura humana, seus paradigmas e suas implicações históricas no indivíduo e no processo de construção de subjetividades morais e hegemônicas.

Entre as exposições que participou em 2021, destacam-se uma individual no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto; Mostra Museu arte na quarentena e da mostra online FilmÓptico. Em 2020 no Galpão Liminal da Bienal de Bangkok; a exposição empena na quarentena da Lona Galeria em São Paulo; o 2º Fórum Internacional de Performance na Grécia; o Simultan Festival UNSEEN na Romênia; a exposição “metro y meio de distância” na Galeria KIOSKO na Bolívia; e o 17º Território das Arte em Araraquara.

Serviço

MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas”José Pancetti”
Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas.

Aberto: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; com entrada gratuita.
Permanência da exposição: até 10/09/2021.

Texto: Assessoria de Imprensa

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Festa do Divino, em Piracicaba, começa neste domingo

Jaguariúna recebe 35ª Mostra Japão, festa junina com a cultura do Japão

Novo filme da franquia Jurassic World chega aos cinemas esta semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Festa do Divino, em Piracicaba, começa neste domingo

A 199ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba começa neste domingo, com atividades religiosas e culturais que seguem até o dia 13. O evento é realizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo e conta com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo. A programação de abertura tem início às 9h, com a tradicional missa da derrubada e bênção dos barcos, na sede da Irmandade, que fica na rua Moraes Barros, 58, no Centro. A celebração será acompanhada por apresentações da banda União Operária e da Folia do Divino. Ao meio-dia será servida uma feijoada, com apresentação musical de Sandra Rodrigues.

Jaguariúna recebe 35ª Mostra Japão, festa junina com a cultura do Japão

A Mostra Japão chega à 35ª edição com um formato inédito em Jaguariúna: a “Japonina”, mistura entre a cultura japonesa e o clima das festas juninas brasileiras. O evento vai até domingo, no Espaço Boulevard do Centro Cultural, com entrada gratuita. Quem quiser, pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições sociais da cidade. A Mostra deste ano também celebra os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. A programação mistura pratos típicos das duas culturas, como yakisoba, sushi, tempurá, pamonha, curau e vinho quente. Haverá também concursos de cosplay e de casal caipira, com prêmios em dinheiro para os primeiros colocados.

Semana Guilherme de Almeida começa nesta quinta-feira em Campinas

Campinas promove, entre os dias 3 e 11 de julho, mais uma edição da tradicional Semana Guilherme de Almeida. O evento celebra a vida e obra do poeta campineiro, que morreu em 11 de julho de 1969, e faz parte do calendário oficial da cidade. A programação é coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo e tem apoio de instituições culturais e entidades históricas. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.