Quatro escolas de Campinas tiveram surtos de covid-19

Foto: Arquivo/CBN Campinas

As secretarias de educação e de saúde de Campinas confirmaram para a Comissão de Educação e Esportes da Câmara Municipal que desde a volta às aulas presenciais na cidade, quatro escolas da rede pública tiveram surtos de covid-19. Em três ocasiões, as transmissões aconteceram entre os trabalhadores das instituições de ensino. No outro caso, a contaminação aconteceu entre servidores e alunos. Outras quatro escolas estão sendo investigadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) do município. O balanço também aponta que sete possíveis surtos foram descartados.

Os dados foram apresentados na reunião ordinária desta quarta-feira, 30, de maneira virtual. A secretaria de saúde entende como surto dois ou mais casos confirmados de covid-19 num intervalo de 15 dias. A enfermeira da Devisa, Christiane Sartori, informa que não é possível quantificar o número de profissionais da educação que foram contaminados pelo coronavírus. Segundo ela, o banco de dados não permite fazer a diferenciação entre as redes públicas e privadas. “A gente não consegue dizer quantas pessoas que trabalham nas nossas escolas municipais tiveram covid. Individualmente, cada caso é notificado no nosso banco. Ele vai para esse banco de dados, mas lá, tem o campo ocupação, mas nem sempre ele é preenchido. Mas de qualquer forma, se tivesse preenchido lá professor, monitor ou agente educacional, enfim, algo relacionado à educação, nós não conseguiríamos separar o público do privado”, afirma.

O presidente da Comissão de Educação e Esportes da Câmara Municipal, Gustavo Petta, garante que a comissão seguirá acompanhando a evolução de casos na rede de ensino, para garantir a segurança dos profissionais da educação e também dos alunos. “Nós vamos continuar acompanhando para que essas atividades presenciais aconteçam com a maior segurança possível, para a preservação da saúde, da vida dos trabalhadores da educação, dos alunos, da família”, afirma. As aulas presenciais em Campinas retornaram há dois meses. A secretaria de educação estima que 50% dos alunos já estão de volta às escolas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

Piracicaba intensifica fiscalização em bares e restaurantes após casos de intoxicação em SP

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.