A Região Metropolitana de Campinas (RMC) ultrapassou nesta segunda-feira (21) a marca de 1 milhão de pessoas que receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19. Segundo o sistema Vacivida, do Governo do Estado, 1.002.648 foram vacinadas com a primeira dose até o final da tarde desta segunda, e 395 mil dessas pessoas já tomaram também a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo. A RMC tem cerca de 3 milhões de habitantes atualmente.
Em todo o estado 21 milhões de doses foram aplicadas, sendo quase 16 milhões de primeiras doses e mais de 6 milhões de segundas doses.
Variantes
O Governo do Estado também divulgou dados sobre as variantes do coronavírus. Há no momento 19 variantes do vírus SARS-CoV-2 circulantes no estado de São Paulo, sendo que a P.1, conhecida como variante amazônica, ou variante gamma, predomina em 89,9% dos casos, seguida pela B.1.1.7 (do Reino Unido), com 4,2%, e pela B.1.1.28 (que deu origem à amazônica), com 3,5%.
Essa é uma das conclusões da primeira edição do boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2, coordenada pelo Butantan e que reúne laboratórios públicos e privados com o objetivo de identificar as linhagens do novo coronavírus em circulação no estado de São Paulo.
A partir das informações coletadas pela rede, do início de janeiro até o final de maio, foram encontradas sete variantes diferentes nas cidades que compõe o Departamento Regional de Saúde 7, o DRS-7, sediado em Campinas, sendo a P.1 (amazônica) a dominante, incidindo em 93,8% das amostras analisadas.