Ouça ao vivo

SP antecipa calendário de vacinação em duas semanas

Foto: Divulgação/Governo de SP

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 09, a antecipação de todo o calendário de vacinação em 15 dias. Com isso, a imunização por idade acontecerá mais rápido para todas as faixas etárias. Se tudo correr dentro do cronograma, o estado cumpriria com folga a promessa feita pelo governador João Doria, de vacinar toda a população adulta do estado até o dia 31 de outubro. Com a atualização do calendário, a meta deve ser cumprida no dia 18 de outubro.

Assim sendo, o estado retoma a vacinação por faixa etária, a partir do próximo dia 16, para pessoas com idade entre 55 e 59 anos. Pessoas com 54 anos receberão as doses entre 09 e 19 de julho e as pessoas com 50 a 53 anos, de 20 de julho a 03 de agosto. A partir daí, os grupos com intervalos de idade de cinco anos serão vacinados por períodos de duas semanas, até o último grupo, de pessoas de 18 a 24 anos na primeira quinzena de outubro.

O programa ainda antecipou para esta quinta-feira, 10, a imunização de alguns grupos prioritários. Entre eles estão 400 mil mulheres grávidas e puérperas, sem comorbidades e um milhão de pessoas com deficiência permanente. Já os professores com idade entre 18 e 44 anos tiveram seu calendário antecipado em 40 dias e começam a receber as doses já nesta sexta-feira, 11. Antes, os cerca de 360 mil profissionais de educação seriam vacinados apenas no final de julho.

A coordenadora do Programa Estadual de Vacinação de São Paulo, Regiane de Paula, comemorou a antecipação do calendário e ressaltou o sucesso da estratégia traçada para combater a pandemia. “Sem dúvida nenhuma, hoje é um dia muito especial, onde nós estamos demonstrando aqui o quanto o estado de São Paulo, o quanto o Programa Estadual de Vacinação, tem sido rigoroso, planejando as suas estratégias de vacinação e assim podemos antecipar o nosso cronograma de vacinação. Então hoje é um dia muito especial”, afirma. A secretária de desenvolvimento econômico do estado, Patrícia Ellen, afirma que a antecipação do calendário de vacinação também a acelera a retomada da economia paulista. Ela explica que o único cenário possível para uma recuperação plena da economia passa pela imunização em massa da população. “Hoje é um dia muito importante, principalmente com esse anúncio da antecipação do cronograma de vacinação para mais de 03 milhões de pessoas. Então, não há uma retomada econômica mais sustentável que não passe pela vacinação em massa”, acredita.

O governo do estado também anunciou que a fase de transição do Plano São Paulo de retomada econômica será prorrogada do dia 14 para o dia 30 de junho. Os critérios atuais adotados para o funcionamento do comércio e serviços estão mantidos. A medida foi tomada devido aos indicadores da pandemia, que mantém níveis preocupantes. Segundo a secretaria de saúde do estado, nesta quarta-feira, São Paulo totalizava 3.382.448 casos de covid-19 e 115.960 mortes em decorrência da doença. A taxa estadual de ocupação de UTI está em 81,2%, com pouco mais de 11,1 mil pessoas internadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.