Pedido de uso emergencial da CoronaVac anima turismo

Foto: Danilo Braga

Após o anúncio da aprovação para o uso emergencial da CoronaVac pela Organização Mundial de Saúde, o setor do turismo se animou diante da possibilidade de retomada do setor. Isso porque vários países do mundo, como os Estados Unidos e os europeus devem apenas aceitar visitantes que estejam devidamente imunizados com vacinas aprovadas pelos órgãos de regulação.

No Brasil, a maior parte da população já vacinada fez uso do imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan. Com a aprovação na OMS, a tendência é que os demais países do mundo abram suas portas para os turistas brasileiros que estejam vacinados. E isso abre uma perspectiva muito boa para o setor, um dos mais afetados desde a pandemia do novo coronavírus.

Para o gerente de uma agência de turismo, Diego Leme de Souza, explica que havia um temor com o volume da população que será vacinada com a CoronaVac. Com a aprovação, a tendência é de que o turismo seja fortalecido e que os brasileiros possam visitar os demais países tranquilamente. “A maioria da população brasileira, principalmente o estado de São Paulo, vai ser vacinado pela CoronaVac. E esse era um temor do turismo em si, por conta dessa grande massa de brasileiros que seriam vacinados pela CoronaVac e teriam impedimento de entrarem em outros países”, afirma.

O presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Vanderlei Costa, afirma que a aprovação da CoronaVac pela OMS beneficia também outros países que dependem do turismo brasileiro. “É um passo importante para a autorização de brasileiros em outros países, como os da União Europeia. A medida é muito importante para nações que dependem do turismo, por exemplo, Portugal. O país é um dos principais destinos dos brasileiros”, afirma.

O comentarista da CBN, Luis Fernando Correia, explica que a decisão da OMS abre um caminho para que a Agência Europeia de Medicamentos também aprove a vacina chinesa que é usada no Brasil. Com isso, ele afirma que a possibilidade da CoronaVac integrar um chamado passaporte de vacinação europeu é real. “Essa aprovação pela OMS abre um caminho para uma eventual aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos. E a Europa que já propõe a utilização desse passaporte sanitário, vamos dizer assim, com a vacinação, vai provavelmente incluir a CoronaVac nessa lista”, disse.

O uso da CoronaVac é indicado para adultos com 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses, com um espaçamento de 2 a 4 semanas entre cada aplicação. A OMS afirmou que a vacina atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação. A inclusão da CoronaVac na lista de vacinas aprovadas deve aumentar a distribuição global do imunizante, já que agora ela pode ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility para fornecimento a países mais pobres.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.