CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas, Indaiatuba e Vinhedo negam doses vencidas

A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu nota negando ter aplicado alguma dose da vacina contra a covid-19 fora do prazo de validade. Conforme o texto, antes de imunizar cada

Campinas, Indaiatuba e Vinhedo negam doses vencidas
Foto: Danilo Braga

A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu nota negando ter aplicado alguma dose da vacina contra a covid-19 fora do prazo de validadeConforme o texto, antes de imunizar cada morador, são feitas cinco checagens por diferentes profissionais sobre a validade das doses. 

Ainda segundo a pasta, o que aconteceu foi um erro no registro do lote encaminhado ao sistema da Secretaria Estadual de Saúde, o VaciVida. O trabalho é feito manualmente e, de um total de 688.129 doses aplicadas na cidade, houve erro de seleção em 97, ou 0,014% do total. 

A secretaria municipal informou que já iniciou o contato com cada uma das 97 pessoas para checagem e esclarecimentos de qualquer dúvida.

Já Indaiatuba alegou que recebeu 2.170 doses de um dos lotes que estariam vencidos e que a validade era para 14 de abril deste ano. Porém, explica que as doses foram aplicadas entre janeiro e fevereiro, sendo que a última dose aplicada ocorreu em 17 de fevereiro.

Além disso, reforça que o Departamento de Informática fez um levantamento sobre validades e datas e não identificou problema.

A Secretaria de Saúde de Vinhedo também se manifestou e disse que  a vacinação com Astrazeneca foi realizada dentro do prazo de validade. De acordo com a nota, o Ministério da Saúde divulgou que o município teria aplicado uma dose vencida, mas a informação não procede. 

O comunicado defende que a aplicação foi feita antes de 14 de abril, quando venceria, mas que o sistema do ministério processou depois. Por fim, justifica que o paciente foi contatado e confirmou que recebeu a dose antes do dia 14. A pessoa é profissional da área da Saúde.

 

Conteúdos