Ouça ao vivo

Campinas registra alta no emprego até maio

Foto: Valéria Hein

Apesar de o Brasil ter registrado o maior nível de desemprego desde que o IBGE começou a fazer o registro, há dez anos, Campinas tem apontado números positivos em relação ao emprego. Os dados regionais do Caged apontam a abertura de 1.826 vagas no mês de maio, sendo o melhor mês de maio desde 2013. Se considerado o acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o período também foi o melhor desde 2013.

De acordo com Paulo Oliveira, economista do Observatório PUC Campinas, ainda não dá para afirmar se esses dados representam uma retomada no emprego, mas é possível afirmar que o saldo negativo das vagas perdidas em 2020 foi recuperado. “ Mais do que recuperamos o saldo negativo das vagas perdidas em 2020. Isso não significa que fecharemos o ano dessa forma, mas se mantido esse patamar, é provável que sim”.

O setor da Indústria registrou um saldo positivo no emprego de 202 vagas, de acordo com dados do mês de maio, com 969 vagas criadas e 767 perdidas. Paulo Oliveira destaca que a retomada do emprego é importante em todos os setores, mas aponta o da Indústria como fundamental para o impacto qualitativo na RMC. “Os maiores salários médios estão na Indústria, de forma que a criação de vagas na Indústria acaba garantindo um impacto qualitativo importante na composição do emprego regional”.

A maior surpresa, no entanto, ficou por conta do setor de Serviços, com saldo positivo de 273 vagas, que puxaram a alta de vagas em Maio. As vagas criadas foram principalmente ligadas à área de TI. Um crescimento que, na análise do Observatório PUC Campinas, é um  reflexo da reorganização produtiva de alguns setores e na demanda por melhores estruturas de TI que a pandemia tem gerado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.