Ouça ao vivo

Campinas tem saldo positivo de empregos pelo 6º mês

Foto: Arquivo CBN

Campinas registrou o sexto mês consecutivo com saldo positivo de empregos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. O saldo do mês de junho foi de 3.315 empregos. Foi o segundo melhor saldo mensal do ano, ficando atrás somente de fevereiro, que teve saldo de 4.832.

Campinas fechou junho com 16.146 admissões e 12.831 desligamentos. O saldo positivo foi puxado em especial pelo setor de serviços, que registrou saldo positivo de 2.221 postos de trabalho, seguido do comércio, com 649 postos. Há ainda os grupamentos de agropecuária, construção e indústria, e todos registraram saldos positivos.

O economista Fabiano Belatti afirma que os números são bons, mas que ainda é difícil estimar quando a economia terá uma retomada mais consistente, pois isso depende mais de uma questão sanitária do que da questão econômica.

Mas ele acredita que assim que a população sentir segurança para a retomada, isso deverá ocorrer de forma acelerada, ao menos em um primeiro momento. “As pessoas querem ir ao shopping, a praia, comprar, trocar de carro, então existe uma demanda reprimida grande no mercado, só esperando a situação melhorar, por outro lado há uma perda de renda grande pois muita gente perdeu o emprego, então, essa ansiedade pela compra vai ser impactada pelo fator desemprego”.

Belatti afirma que os setores mais impactados serão os que mais rapidamente iniciarão a retomada. “Os primeiros mais afetados serão os primeiros a recuperar, o setor de transporte e logística seguido de hotelaria devem se beneficiar tão logo haja uma liberação sanitária”.

No acumulado do ano Campinas registra saldo positivo de 12.566 postos de trabalho, com 93.485 admissões contra 80.919 desligamentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.