Ouça ao vivo

Chuva em Campinas encerra estiagem de mais de um mês

Foto: Valéria Hein

A chuva tão esperada chegou nesta quarta-feira, em Campinas, após um período de estiagem que durou mais de um mês. A última chuva foi entre 22 e 23 de junho, quando houve a chegada de uma frente fria. A chuva volta depois de a região enfrentar períodos de tempo extremamente seco, que colocaram Campinas em estado de atenção, alerta e muitas vezes em estado de emergência, com índices críticos, abaixo de 12%.

Segundo dados do Cepagri da Unicamp, a média de chuva da região está 30% abaixo do esperado para o período. Uma situação que só não é pior que em 2014. De acordo com a meteorologista e pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila, o que está permitindo essa chuva é a chegada da frente fria. “Depois de 35 dias sem chuvas na região de Campinas, houve o registro de 18,3 mm, devido à chegada de uma frente fria ainda pode chover durante a quarta-feira e esse volume ainda deve aumentar”.

Ana Ávila explica que a frente fria vem acompanhada de uma intensa massa de ar de origem polar que vai provocar o declínio acentuado das temperaturas a partir do fim da tarde desta quarta-feira e na sexta está previsto o dia mais frio do ano. “Com mínimas na quinta-feira entre 4 e 5 graus aqui na região de Campinas, mas é na sexta-feira que nós teremos o dia mais frio e são esperados entre 4 graus de mínima ou até menos em áreas mais altas e a possibilidade de geadas na região”.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja sobre esta frente fria que se aproxima, o que significa uma queda de temperatura abaixo de 5ºC. A mínima pode chegar aos 4º, com sensação térmica de até 0º.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.