Ouça ao vivo

CSs de Campinas passam a vacinar de segunda a sexta

Foto: Valéria Hein

A partir desta segunda-feira, a aplicação de vacinas contra a covid-19, em Campinas, passa a ocorrer de segunda a sexta-feira, em 64 centros de saúde. No esquema anterior, cada centro de saúde tinha um dia exclusivo para realizar a vacinação, uma vez por semana, às terças, quintas ou sextas.

A partir de agora, cada centro de saúde terá um horário específico, no período da tarde, para aplicar as doses contra a covid-19, todos os dias. Durante o horário reservado para vacinação, as unidades farão apenas dispensação de medicamentos e atendimentos de casos agudos.

A medida tem como objetivo acelerar a imunização em Campinas. O novo esquema deverá duplicar a capacidade de vacinação, que passará de 33 mil para mais de 66 mil vacinas aplicadas por semana.

Apesar de ser usuária do posto de saúde do Jardim Paranapanema, Silmara Pereira apoia a decisão de restringir o atendimento no período da tarde em favor da vacinação. “Eu acho que a vacinação vai andar mais rápido, sim”.

Maria Conceição dos Santos também acredita que a medida vai acelerar o ritmo da vacinação. “Excelente! A gente estava precisando disso. Quanto mais pessoas forem vacinadas, menor o risco de contágio”.

A necessidade de agendamento será mantida. No momento, ele está disponível para pessoas a partir de 30 anos e outros grupos contemplados, como pessoas com comorbidades e gestantes a partir de 18 anos.

Continua também a impossibilidade de escolher a marca da vacina, mesmo com encaminhamento médico. A pessoa que se negar a receber a dose terá que assinar um documento de recusa e irá para o final da fila de imunização.  Já, aquele que não comparecer no dia agendado ficará suspenso por 30 dias no sistema.

As escolhas de local, data e horário devem ser feitas no site https://vacina.campinas.sp.gov.br, onde também está disponível a relação de documentos exigidos para cada grupo. Quem tiver dificuldade com o agendamento pode ligar no telefone 160 ou procurar o centro de saúde mais próximo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.