Ouça ao vivo

Estado antecipa vacinação e anuncia flexibilizações

Divulgação / Governo do Estado de SP

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova antecipação no calendário da vacinação contra a covid-19 no estado de São Paulo, e também a flexibilização e posterior extinção dos limites de horário e funcionamento das atividades em geral no estado.

Sobre a vacinação, a previsão agora é que toda população adulta do estado receba a primeira dose até 16 de agosto, quatro dias antes da data da última estimativa, conforme detalhou o Governador João Doria. “Antecipando o Dia da Esperança, que era dia 20, para 16 de agosto a imunização de todos os adultos com mais de 18 anos no nosso estado, e adolescentes entre 12 e 17 anos começarão a ser vacinados no dia 18 de agosto”.

Segundo Doria, essas datas serão possíveis graças à compra de 4 milhões de doses adicionais da Coronavac por parte do estado. O Governador afirmou que essas doses já chegaram e foram distribuídas pelo Programa Estadual de Imunização.

A fase de transição seguirá em vigor, mas com aumento do limite de horário de funcionamento de todas as atividades, que passa das 23h para a meia noite, e também o aumento do limite de capacidade dos estabelecimentos, que passa de 60% para 80% a partir deste domingo, dia 1.

Esses horários valem até 16 de agosto, que é quando será encerrada a fase de transição, e o estado passará para uma fase chamada Retomada Segura, na qual serão extintos esses limites de horário e de ocupação. “Com todos os adultos vacinados São Paulo extingue os limites de horário das atividades econômicas a partir de 17 de agosto, não teremos mais limite de ocupação e nem de horários a partir de 17 de agosto”. A exceção ainda se dará em eventos que geram aglomerações, como eventos esportivos e de casas noturnas, que ainda dependem da avaliação que ocorrerá após eventos testes que serão realizados no estado.

Na coletiva também foram atualizados os números da vacinação: são 35,5 milhões de doses aplicadas no estado, 76,1% da população adulta recebeu ao menos uma dose até o momento, e 21% da população total está com a imunização completa.

Os indicadores da covid também apresentaram melhoras no comparativo entre as duas últimas semanas epidemiológicas. Houve queda de 20,6% nos novos casos de covid-19, queda de 9,6% nos óbitos, e queda de 18,3% nas internações.

*Atualizado às 15h52.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.